Teoria das Inteligências Múltiplas

Você já tentou estudar algo ou fazer alguma coisa diferente algum dia e se pegou falando “nossa eu sou muito burro pra fazer isso!”?

É sobre isso que vou falar hoje, a teoria das inteligências múltiplas.

A cabeça humana possui multi inteligências e elas são independentes.

Muitas vezes vemos a inteligência como uma capacidade única né? Há, o Cariovaldo ali só tira 10, maior inteligente. Enquanto o Joilson ali só tira nota baixa, ele é burro. Temos essa ideia mesmo né? Onde inteligência ou se tem muito, pouco ou muito pouco. Se tiver muito, será inteligente em tudo e se não tiver muito, você é burro para tudo.

Massssss, segundo um estudo feito por Howard Gardner, um psicólogo americano, ele diz que temos 8 tipos de inteligência diferentes.

Ele estudou que o fato de ser bom em uma inteligência não determina se você será bom em outras. Você pode ser muito bom em inteligência espacial, manjar de tempo e espaço, mas ser uma toupeira com música (meu caso, coordenação 0).

Outro caso muito presente, você tira nota 10 em todas as matérias na escola ou faculdade, mas chega no ambiente de trabalho você não consegue se desenvolver.

E esse psicólogo deu duas implicações importantes para essa teoria, que eu acredito ser muito válida, sobre o melhor método de ensino que deveríamos ter pelo fato das inteligências múltiplas:

  1. Individualizar, ou seja, saber o máximo possível sobre cada indivíduo/aluno e ensiná-lo métodos onde ele possa aprender e assim avaliá-lo com métodos que revelem o que ele aprendeu. (Perfeito né?)
  2. Pluralizar, ensinar tudo de várias maneiras diferentes. Assim, atinge mais alunos, pois alguns aprendem mais com linguagem, outros mais com música, outros teatro, e outros até com humor.

Ou seja, nosso ensino deveria ser atualizado, sabemos que os métodos que temos hoje são muito falhos.

Aproveitando o gancho, vi uma foto esses dias na internet que resume muito isso. Quais as matérias que também deveriam nos ensinar nas escolas. Acho muito foda e se pudesse mudar isso, faria hoje.

img_9063

É tudo que eu queria ter aprendido desde pequeno e que corro hoje em dia para aprender. O básico para se tornar uma boa pessoa.

 

Mas voltando nas inteligências, é possível aprimorá-las? Pois, as vezes você não é bom com um assunto em específico e mesmo assim ainda gostaria de aprender e ser bom nisso, não é? (No meu caso, ainda vou aprender tocar algum instrumento, está na minha listinha HAHAH)
E a resposta é sim. Qualquer inteligência pode ser aprimorada enquanto se é vivo. Apenas precisamos trabalhá-la muito, ter motivação, ter bons recursos, bons professores/treinadores e saber como aprender com os erros.

 

Essa é a teoria das inteligências múltiplas. Na próxima vez que te chamarem de burro, lembre-se dessa teoria e manda a pessoa pra puta que pariu 🙂

 

Até a próxima!!

~ Matheus De Marco


Confira também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s